top of page

Sobre o evento

A diversidade religiosa é, sem dúvida, uma das mais marcantes características da humanidade. Tendo esta perspectiva, Durkheim entende que a religião diz respeito à maneira como o ser humano organiza a compreensão da realidade e, assim, ela é precursora da ciência e não sua antítese. A religião é um fenômeno extraordinário, complexo, multifacetado, que pode ser estudado por várias áreas: sociologia, psicologia, filosofia, antropologia, teologia, entre outras. Nenhuma delas, entretanto, possui a capacidade de apreender, compreender e explicar tal fenômeno em sua totalidade e complexidade. A religião coloca-se como metáfora do real, como a máscara que encobre e encanta a realidade humana. Porém, a natureza religiosa humana existe e revela um aspecto essencial e social da humanidade (Durkheim, 1996, p. 38).

A religião é coisa eminentemente social. As representações religiosas são representações coletivas que exprimem realidades coletivas, os ritos são maneiras de agir que surgem unicamente no seio dos grupos reunidos e que se destinam a suscitar, a manter, ou a refazer certos estados mentais desses grupos (Durkheim, 1996, p.38)

Para aprofundar o debate, trazemos a relação da intolerância religiosa com conceito de laicização, a fim de compreender melhor o papel do Estado e suas implicações nos diversos espaços sociais, onde pretende-se fundamentar o congresso, discutindo os reflexos da intolerância religiosa, presentes no cotidiano.

MAILING LIST

FIQUE POR DENTRO

SPEAKERS

Por favor, insira um email válido

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

NOSSOS PALESTRANTES

SPONSERS

REALIZAÇÃO

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para eventoconiir@gmail.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

CONTACT
bottom of page